segunda-feira, 16 de junho de 2008

modern Times

Cara, todomundoAway já parou uma alguma vez pra pensar no que diabos a vida esta se tornando, eu cresci com uma tv preto e branco jogando Pong, pac man e essas coisa, eu lembro do primeiro telefone que tivemos em casa, alem de telefone ele servia como arma de tão pesado. lembro dos primeiros celulares, tijolos, internet, mirc, icq, Msn e a porra do Orkut que veio pra foder de vez com muitas das interações pessoais (entre pessoas, animais , e fakes), se não fosse essa brilhante maquina de relacinamento eu não teria certamente reencontrado pessoas do passado, que estao a 1, 2,3 ,4 milquilometros daqui e que não tinha siquer qualquer mensao de existencia a pelo menos 10 anos.

isso já estoura com a nossa cabeça imagina nossos filhos... minha mãe nasceu no estado de são paulo, ela lembra da primeira luz eletrica que viu, lembra do primeiro radio que escutou, lembra de ja ter seus 8 quando foi a são paulo capital a primeira vez e de ter ficado por dias, absolutamente louca, tamanha a quantidade de luzes e a altura dos predios... que de onde ela vinha, um arranha céu era o segundo andar de uma casa. acho que pra nos, que sabemos e vemos imagens de tudo ao redor do mundo, seria como experimentar gravidade zero, ou ainda emergir completamente em realidade virtual. Mas o que me faz refletir tanto sobre esta mudança é ver tipos de noticias como esta no Zero Hora simplesmente uma pessoa morre, e as pesssoas fazem homenagens no ORKUT... que porra é essa. .. ja nos aniversários, muita gente que nunca falou contigo, mete lá um "parabens" quando a tua fuça aparece lá nos aniversariantes. ou ainda existem os espertinhos que escrevem " parabens mesmo, voce merece" tem coisa mais impessoal?
eu chegei a usar correio (nada eletronico) por anos pra me comunicar com amigos... pra mim, orkut é impessoal.
...pros pirralhos de hj? é algo como telefone, como bilhete em sala de aula, só que com um poder de rapidez e alcance que talvez não consigam entrar no meu cerebro de 26 anos que ja parou de expandir e logo vai começar a contrair.

Um comentário:

Caius disse...

Esse é um ponto que eu toco o tempo inteiro e existem várias alusões a isso em diversos ramos da literatura. Agora as coisas parecem ter dado uma acelerada, e muitas vezes, nós da geração imediatamente antes da internet ficamos meio assim; perdidos. Vimos uma infância sem internet ser em uma palavra; excelente, mas crescemos com a comodidade da rede mundial.

Mesmo assim, parecemos velhos saudosistas ao ver a nova geração, tão dependente e integrada à rede que crescem parecendo perder mais coisas do que ganhar com ela.

E nós parecemos velhos porque àquilo que nos faz sorrir com a nossa infância não tão distante, muitas vezes nada tem haver a coisa alguma com baterias, ligado por wiifii ou que tenha qualquer circuito eletrico.

Oque o futuro reserva? Pode ser que com a proliferação iminente dos awayzinhos tudo volte a um obscurantismo antigo; ou não aconteça nada... como a propria ficção cientifica nos diz, às vezes é melhor e mais legal prever do que viver.

e nunca mais comento um comentário tão grande.