quinta-feira, 6 de março de 2008

Discussão inútil


Todos aqui sabem que minha parte encefálica costuma ferver aleatoriamente e inutilmente, pois é, es que conto aqui o causo dos legumes frutas e verduras.
Desde pequeno sempre me perguntei por que o tomate, que é quase igual a uma goiaba, um mamão, ou uma uva, era classificado como legume. Mais velho, fiz o curso de biologia, e existe quem diga que somente para responder a esta pergunta... e de todas as coisas que este curso me trouxe de bom... essa foi uma das melhores, adoro biologia (tão útil, dá até pra ficar rico). pois bem, durante a minha vida pós universidade enfrentei varias brigas de foice, domésticas e mêso-barzeanas, de pessoas indignadamente furiosas por uma simples exclamação proferida – Tomate é fruta! – ainda passível da pergunta – O que é verdura, fruta e legume? quase ninguém, popular ou entendido consegue responder, Mas eu especialista em alfaces vos proferirei a luz agora.
A maioria das plantas taxonomicamente mais recentes (superiores) possuem, raiz, tronco, folhas, flores e frutos; estas são as partes básicas da planta que pode se modificar bruscamente conforme a família do vegetal ou a ação do homem sobre ela, como é o exemplo da couve, couve flor, brócolis, e couve de bruxelas, que um dia foram exatamente a mesma planta, mas por ação humana teve suas partes modificadas por seleção. Ok, dentre estas partes, vamos explicar o mais fácil -o que é um fruto? fruto é o resultado da fecundação de uma flor, certamente que nem sempre se vê a flor, ou identifica-se o que é ela... mas via de regra é isso. então como exemplo de frutos, temos: laranja, limão, melancia, mamão, tomate, pepino, beringela abóbora, vagem, etc. note que, em todos eles existe indubitavelmente uma coisa em comum ,possuem sementes em seu interior. pois digo, Tomate é fruta!!!
Complicando mais um pouco, O legume. Populares tentaram exemplificar este tipo de vegetal de inúmeras maneiras esdruchulas, uma hora colocando o pobre tomate ai, outra hora retirando, colocando alfaces espinafres e outras... pois bem, acabo aqui com seu sofrimento, LEGUME é nada mais nada menos que o tipo de fruto de uma leguminosa, por exemplo a vagem!!!! opa... você disse la que vagem é fruta. Pois é... legume é um tipo de fruta, é do tipo que tem abertura dos dois lados para a dispersão da semente. e na vagem tem feijões, e todo feijão vem de uma vagem, logo feijão é semente! é verdade, se você planta um feijão nasce uma feijoeirozinho... que lindo!
Agora, meu caro ruminante, que sabemos o que é fruto , e o que é legume, vamos pra Verdura. verdura é uma classificação popular para o que é verde, logo, já exemplificaram como sendo alface, espinafre, couve folha, pepino, vagem e outros verdes. por esta lógica o hulk é uma verdura, e a ervilha e a lentilha também, assim como Espada de São Jorge e canabis! verdura meu amigo acéfalo, é nada mais nada menos que nada! você aponta o que é verde e diz que é verdura!
Há ainda quem diga o segunte sobre verdura – quem gosta de VerDura é gay, mulher gosta é de dinheiro!

Este desabafo surgiu, por ver uma nutricionista na televisão dizendo que era importante comer legumes e levantou a mão com um pobre tomate na mão. pena que não anotei o nome, se não esculachava aqui.
Tomate é fruta!
Salada não leva a nada!
Fogo é fruta!
Tenho dito!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha ixperiência com frutas é outra...

Fui no umbuzal pegar umbu/
Eu nunca tinha visto umbu ser tão grandão/
Mas quando botei na boca foi uma decepção/
Eu nunca vi umbu ser tão azedo, umbu ser tão azedo...

Caius disse...

Nada de grandes discussões no blog mais... foi-se o tempo que essas caixas de comentário eram mais usadas.

AWAY