sexta-feira, 10 de abril de 2009

Adeus Dave!


Nessa quinta-feira 9 de Abril de 2009, morreu aos 61 anos, Dave Arneson, criador do D&D que já deu tantas alegrias a alguns redatores e tantos amigos dos redatores deste blog.

Dave foi o responsável por pegar um jogo de estratégia criado junto com Gary Gygax (falecido ano passado) e quebra-lo até que houvesse a individualização dos personagens.

Na década de 70 eram comuns os jogos de guerra (wargames, com o nosso War, mas muitos deles mais complexos e alguns baseados em fatos históricos e coisas do gênero) e Dave teve uma idéia singular, porque pensarmos em um pelotão (como eram a maioria dos jogos) ou em um exercito inteiro (como tinhamos em outros) se podemos ter um único personagem e interpreta-lo em tudo?

Com essa simples ação ele criou o RPG sendo responsável por um sem numero de ramos do que é uma industria do entretenimento que apenas cresce com os anos.

Juntos, Gary e Dave fizeram o Dungeons & Dragons em 1974.

Foi ele também que criou o conceito de Mundo/Universo, criando o primeiro mundo alternativo ao básico mostrado no D&D convencional, Blackmoore, que foi publicado para D&D, AD&D e em 2004 ganhou uma versão D&D 3.5.

Arneson nunca parou de jogar, é dito que sua campanha durou anos e anos e há registros de que ele tenha jogado com seus velhos jogadores em junho de 2008.

Contribuiu com Videogames, Wargames e Jogos de Computador.

Assim como Gary, Dave foi um dos responsáveis por criar e popularizar o jogo que nos deu tanta alegria por tanto tempo, e, em ultima instância, foi o responsável por nos tornar tão amigos quanto somos hoje... já que por detrás de tudo... há o jogo.

Adeus, Dave... bom jogo!


Dave Anerson
* 1 de outubro de 1947
+ 9 de Abril de 2009


Nenhum comentário: