Hoje é a estréia nacional do filme A Encarnação do Demônio (e tínhamos falado nele Aqui no blog já no passado)
Nós já vimos o Zé do Caixão... sim, vimos. Ao vivo...
Em 1999 (nossa faz tanto tempo assim? Quase 10 anos de lá até aqui... to véio mesmo) o núcleo Away foi para uma mostra de filmes do Zé do Caixão no Cinema da Fundação.
Não acreditamos quando vimos ele lá; José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Ele explicou um pouco sobre os filmes que ele passaria, falou sobre a censura que tomou na época contando que os censores viam mais perversidade do que ele tinha a dizer e cortavam mais coisas do que podiam colocar.
O filme que vimos no dia “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, que era composto de 3 curtas e que abordavam entre outras coisas, incesto, necrofilia, intintos animais e muitas mortes e que tinha 1hora e vinte e três minutos aproximadamente foi reduzido a trinta e poucos minutos, com um dos curtas tendo apenas 7 minutos e sendo um emaranhado de cenas sem diálogos e nem pé nem cabeça por conta dos cortes.
Os filmes do Zé são pesados e inovadores para a época. Como fazer um filme que continha necrofilia em 1968? Lembro-me que em uma entrevista que deu há anos na MTV (se não me engano) ele falou que uma das cenas mais pesadas que ele tinha filmado não tinha sido nada com sangue ou mortes, falou que uma das cenas que causou mais controvérsia e repúdio em seus filmes foi a cena em que ele come carne numa sexta-feira santa. Em 1964 veja oque deveria se fazer para chocar o publico.
Nunca pensei que eu poderia ver uma estréia de um de seus filmes, ainda mais a conclusão para a Trilogia que lançou o personagem há 45 anos atrás.
A história do personagem é a do Coveiro, Zé do Caixão, que não acredita em Deuses ou Demônios, mas sim na imortalidade através da descendência. Por isso ele procura uma mulher perfeita para fazer seu filho e assim se perpetuar no mundo.
Como fazer isso? Torturando todo mundo...
Nos filmes, com suas atrocidades descobertas Zé do caixão faz de tudo... é perseguido, linchado, além de fazerem o possivel e o impossível para para-lo. Sempre sem sucesso.
Colocamos aqui alguns dos clipes do Zé do Caixão... no filme “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” onde ele faz oque sabe de melhor. Tortura (sempre tentando achar uma mulher perfeita) e recebe a punição por ter matado uma mulher grávida... O demônio leva seu corpo para o quinto dos infernos!
Jamais me Denunciarás...
Amas-me. E os que amam, deixam-se espezinhar
Porque o Amor, corrompe a mente.
Amas-me. E os que amam, deixam-se espezinhar
Porque o Amor, corrompe a mente.
-Zé do Caixão
mais Away Impossível
mais Away Impossível
Nenhum comentário:
Postar um comentário